segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Escola Vila Verde – Alto Paraíso de Goiás – 13/10/2014


Escola Vila Verde – Alto Paraíso de Goiás – 13/10/2014

Portador do título da UNESCO de Patrimônio da Humanidade, o Município de Alto Paraíso de Goiás, localizado na Chapada dos Veadeiros (a 230 km de Brasília), recebe pessoas do mundo inteiro atraídos pela beleza do natural do lugar e pelo esoterismo, além de belas cachoeiras em seu entorno estão instalados mais de 40 grupos místicos, religiosos e filosóficos.
Nesse cenário de natureza exuberante e diversidade cultural em que população possui uma consciência ambiental desenvolvida se encontra a Escola Vila Verde que o projeto Escolas Sustentáveis Pelo Mundo foi visitar no dia 13 de outubro de 2014.
A Escola surgiu em 2010, com iniciativa de três famílias com a intenção de buscar novas possibilidades de ensino além do que a cidade oferecia. Desde o inicio, a Vila Verde se preocupou em ser uma eco escola e valorizar a diversidade e o local onde está inserida.
Atualmente a Escola possui 63 alunos divididos em turmas pequenas e bisseriais até o sétimo ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada é a de projetos, através de um tema central todos os conteúdos são trabalhados. Para o sucesso metodológico a Viva Verde tenta ao máximo uma aproximação e envolvimento com os pais.
O sistema de avaliação não é único, possuí vários critérios e pelo fato das turmas serem pequenas o professor consegue acompanhar de perto cada aluno e perceber o seu envolvimento e participação dentro dos projetos e nas aulas. As crianças também se autoavaliam e as avaliações escritas acontecem, mas não com a intenção de pontuar.
A Vila Verde representa como é Alto Paraíso, recebe alunos de diversos lugares do mundo e do Brasil e de diferentes culturas, assim como a equipe escolar que também é muito diversa. Nesse ínterim, os pais ao matricularem seus filhos na Escola, procuram essa educação diferenciada, não tradicional e, que tem como um dos principais objetivos o respeito ao próximo e ao meio ambiente.
Entre os pontos que mais chamaram a minha atenção na visita estão:
- a preocupação de entender e respeitar a diversidade natural e cultural da região;
- a receptividade e simpatia da equipe escolar e de seu alunos;
- apesar de ser dirigida por uma instituição budista, a Escola não segue nenhuma religião.

Confira no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=fsP6o9ZFh00












Nenhum comentário:

Postar um comentário